A importância de brincar para o desenvolvimento infantil

17 de maio de 2020

Brincar é um ato fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico de cada criança, pois é uma forma lúdica de aprendizagem, expressão, interação e exercícios. O desenvolvimento adquirido com as brincadeiras faz com que a criança tenha maior autoestima e inteligência.

A brincadeira estimula a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia da criança, na medida em que auxilia na assimilação de papéis sociais no faz-de-conta e na compreensão do funcionamento cultural da sociedade na qual ela está inserida. Nesse processo, aprende-se também as habilidades e virtudes necessárias para fazer parte de um grupo.

A tecnologia mudou a forma como as crianças brincam, reduzindo o convívio social e a imaginação na criação de brincadeiras ao ar livre. Trata-se de uma nova forma de brincar repleta de informações numa realidade virtual e isso implica na necessidade de maior supervisão dos pais ou responsáveis das crianças para garantir que o lazer seja seguro e apropriado. Os pais também podem participar da brincadeira das crianças, pois isso é uma das formas de fortalecer os vínculos.

É muito importante que a criança brinque para que possa se desenvolver de forma saudável. A brincadeira é uma forma de interpretar o mundo e aprender a conviver em sociedade.