O sono é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, restaurar a energia, melhorar a atenção e a memória, reduzir o estresse e descansar o corpo e a mente. Por isso, é importante praticar a higiene do sono, isto é, adotar hábitos comportamentais e alterações no ambiente para garantir a qualidade do sono. Em alguns casos de insônia, as mudanças de hábitos podem ser a solução para dormir bem, mas é fundamental a busca por um profissional de saúde para que seja feito o tratamento completo, pois a má qualidade do sono pode ser multifatorial e é preciso avaliar a singularidade de cada indivíduo.
Para dormir bem é necessário “esvaziar” a mente em relação às responsabilidades do dia seguinte, para tanto as anotações sobre as atividades pendentes podem ajudar para que não haja a preocupação em esquecê-las. A cama deve ser vista como um espaço para dormir, portanto, deve-se evitar atividades como, por exemplo, leitura e consumo de alimentos nesse espaço, bem como é imprescindível deitar na cama apenas quando sentir sono para evitar a ansiedade em dormir rapidamente e, consequentemente, a insônia.
Outras dicas de higiene do sono são fazer atividades físicas regulares, exceto algumas horas antes de dormir, assim como é necessário evitar a alimentação próxima ao horário de dormir ou dormir com fome. O consumo de drogas altera o estado de consciência e mantêm o corpo em estado de alerta, portanto deve-se evitar o consumo antes de dormir. Relaxar e criar uma rotina antes de dormir podem ser importantes para acostumar o corpo a um relógio biológico regulado para o sono. O ambiente deve ser o mais escuro possível para facilitar os níveis de melatonina no corpo para reparar as células e ajudar a dormir e, por esse motivo, deve-se evitar o uso de celulares, televisão e qualquer objeto que emita luz. É importante também estar em um local silencioso, confortável e com temperatura agradável.
A higiene do sono pode ser adequada dentro da realidade e necessidade de cada pessoa. A psicoterapia também é eficaz para tratar problemas psicológicos que podem estar causar insônia, hipersonia e outros distúrbios do sono.