Síndrome de Burnout

29 de julho de 2020

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional caracterizado pelo esgotamento profissional no âmbito do trabalho. Quem sofre com esse problema apresenta sintomas físicos e psicológicos devido a uma rotina de trabalho desgastante ou excessiva, com a presença de conflitos, muita responsabilidade e pressão constante, horas seguidas de trabalho sem pausa e demais fatores estressantes.

Os principais sintomas físicos são cansaço excessivo, insônia, cefaleia, fadiga, pressão alta, dificuldade para respirar, tontura, transpiração constante. Os sintomas psicológicos são desânimo, dificuldade de concentração, irritabilidade, preocupação, desmotivação, tristeza, sentimento de incapacidade, desesperança e falta de energia. A memória e o bem-estar também são afetados e esses sintomas podem produzir efeitos na produtividade do trabalho.

Portanto, é necessário prevenir a síndrome de burnout com organização, a busca por lazer e pausas necessárias durante a carga horária de trabalho. Se apresentar os sintomas, o sujeito deve buscar tratamento profissional, bem como descansar, mudar os hábitos de vida e alterar as condições de trabalho. Equilibrar a rotina de trabalho e manter o autocuidado são fundamentais durante o tratamento.