Cuidados com a memória

13 de março de 2023

A memória tem funções de armazenamento essenciais para a vida humana. Uma das principais áreas responsáveis pela formação da memória é o hipocampo. Quanto mais a pessoa aprende e memoriza, mais conexões são criadas e fortalecidas em seu cérebro e isso reflete no aumento da capacidade de registrar e recuperar informações novas. 

Muito estresse pode causar lapsos de memória em qualquer idade. O estresse em baixo nível não é prejudicial e prepara o corpo para questões do dia a dia. Entretanto, o excesso de estresse desencadeia a liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol. Para evitar que o excesso de estresse prejudique a memória, é necessário praticar atividades relaxantes como ioga ou exercícios aeróbicos. 
 

A alimentação é um aspecto crucial para cuidar do corpo e, consequentemente, oferecer nutrientes adequados para o bom funcionamento da memória. Os alimentos que ajudam no funcionamento da memória são os que possuem ômega 3 e 6, bem como vitaminas C e D. 


-Ômega 3 e ômega 6. As membranas das células cerebrais e a substância protetora que as cobre, são compostas por moléculas de ácidos graxos poliinsaturados, como ômega 3 e 6. I. Nosso corpo não fabrica ômega 3 e 6, mas podem ser encontrados em, por exemplo, nozes sementes de linhaça, milho, soja, gergelim;

-Alimentos com vitaminas C e D (antioxidantes). Eles são responsáveis por reduzir ações de radicais livres. Estão presentes em legumes como espinafre, alcachofra, abacate. Também são encontrados em frutas como uvas, mirtilos, amoras, morangos, framboesas, ameixas e cerejas.

Pensar na alimentação como forma de cuidado com a memória também é saber quais alimentos evitar. Fast food, gorduras trans e gorduras saturadas podem aumentar o risco de doença cardiovascular e doença de Alzheimer. Esses alimentos perigosos para a saúde são, por exemplo, enlatados, carne, manteiga, pastas, laticínios, carne, ovos e óleo. 

Referência:

Michelon, Pascale. Max your memory: the complete visual programme. Great Britain. DK, 2012.