O transtorno de personalidade histriônica está relacionado a sintomas como a busca excessiva por atenção, sugestionabilidade, instabilidade emocional, tendência ao exagero, autocomplacência, extravagância, teatralidade, mudanças no estilo de vida por causa do tédio, comportamentos sedutores e tentativas de impressionar outras pessoas pela aparência física. As pessoas com esse transtorno apreciam serem o centro das atenções, podem interpretar as pessoas como íntimas mesmo que sejam pessoas conhecidas há pouco tempo, falam excessivamente, expõem as emoções com intensidade e variações. Os sintomas podem ocorrer no início da idade adulta.
Por buscarem apresentar uma sensualidade exacerbada, as pessoas com o transtorno de personalidade histriônica são mais vulneráveis a procedimentos estéticos, dietas e demais investimentos excessivos na aparência física. Isso pode desencadear em comorbidades como, por exemplo, anorexia ou bulimia. Há desconforto quando não recebem atenção pela aparência física.
Algumas características presentes nesse transtorno podem ser consideradas normais em algumas situações da vida, mas no caso do transtorno, esses sintomas estão presentes numa frequência maior ou o tempo todo e, consequentemente, causam sofrimento no sujeito. A ajuda profissional para pessoas com o transtorno de personalidade histriônica ajuda na redução dos sintomas e das comorbidades. Não há cura, mas há a possibilidade de percepção dos danos e desenvolvimento de comportamentos mais saudáveis visando uma melhor qualidade de vida.
Referência:
Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.