A neuroplasticidade também conhecida como plasticidade neuronal é uma mudança do sistema nervoso devido às experiências do indivíduo e os estímulos presentes no dia a dia, isso pode ocorrer também como uma tentativa de regeneração após uma lesão. A capacidade do sistema nervoso de modificar sua própria estrutura permite que o sujeito se adapte e adquira novas habilidades. O cérebro se modifica ao decorrer da vida e o fenômeno da neuroplasticidade tende a diminuir com envelhecimento e inflamações, entretanto, permanece presente na fase da velhice. Por conseguinte, idosos podem desenvolver habilidades mesmo que nunca tivessem aprendido antes como, por exemplo, pintar, tocar instrumentos ou dançar.
A capacidade de adaptabilidade do encéfalo de modificar as estruturas neuronais adicionando novos neurônios ou pelo remodelamento das sinapses já existentes pode ser estimulada não só através de lesões como o acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, como também novos aprendizados. As funções cerebrais comprometidas e preservadas são avaliadas, tratadas e acompanhadas em terapia.
A neuroplasticidade pode ocorrer através da neurogênese adulta, isto é, o nascimento de novos neurônios, bem como através do remodelamento das sinapses e alterações funcionais nas células neuronais. O exercício físico é uma forma de potencializar o desempenho motor e a memória, pois altera o comportamento humano a partir da melhora da função do hipocampo. Adquirir novos conhecimentos, eliminar distrações e mudar hábitos são formas de fortalecer as ligações entre neurônios. Na terapia, são traçadas estratégias compensatórias no processo de reabilitação do paciente visando a melhora na qualidade de vida, além disso são utilizadas técnicas de otimização dos processos cerebrais em bom funcionamento.
Referências:
Castro, Cristine de Paula Nascimento; Mohapel, Joana Gil; Brocardo, Patrícia de Souza. Exercício físico e neuroplasticidade hipocampal: Revisão de literatura. Revista de Ciências da Saúde, v. 29, n. 2, 2017.
Haase, Vitor Geraldi; Lacerda, Shirley Silva. Neuroplasticidade, variação interindividual e recuperação funcional em neuropsicologia. Temas em Psicologia, v. 12, n. 1, 2004.