Benefícios da corrida para a saúde mental e física

5 de novembro de 2020

A corrida é uma atividade esportiva ou de lazer que, ao ser praticada corretamente, traz benefícios para o corpo e a mente. Em relação aos cuidados, é necessário usar um tênis apropriado para amortecer o impacto, fazer alongamento e aquecimento antes do exercício para evitar lesões, correr em ambientes adequados para evitar acidentes, aumentar gradualmente a velocidade, intercalar o início da prática com caminhada, estar com a postura adequada, manter-se hidratado e, sobretudo, respeitar o tempo do próprio corpo no processo de adaptação e evolução no esporte. A corrida não é adequada para pessoas que apresentam arritmia cardíaca, trombose, pressão arterial muito elevada ou alto grau de obesidade, sendo recomendado exercícios mais leves e de baixo impacto como natação, caminhada ou ciclismo.


A corrida pode ser praticada de forma individual ou em grupo. Grupos geralmente são formados em corrida de rua, pois a socialização é uma das principais motivações nessa prática, os grupos de corrida de rua começam após o incentivo de amigos. Com a presença de outros corredores, há uma melhora no desempenho, menor índice de desistência, maior segurança, comemoração ao alcançar metas de corrida, criação de vínculos e amizades que tendem a aumentar a sensação de relaxamento e bem-estar.


O esporte tonifica os músculos, diminui o risco de doenças cardiovasculares, fortalece os músculos e os ossos, protege as articulações, aumenta o condicionamento físico e a disposição, controla pressão arterial, reduz o risco de diabetes e infarto, aprimora a função do rim, ativa a circulação sanguínea, amplia a eficiência do metabolismo, fortalece o sistema imunológico, melhora a respiração e aumenta a expectativa de vida. É, por conseguinte, eficaz na promoção de saúde.


Aliada à psicoterapia, os benefícios mentais da corrida são potencializados. Essas atividades diminuem os níveis de cortisol, atenuando o estresse e melhora as fuções de aprendizagem e memória do hipocampo. Exercício físico ajuda a combater a depressão e melhora o humor, especialmente a corrida. O esporte também libera endorfina e serotonina que aumenta o sentimento de felicidade. Pacientes que praticam exercícios físicos tendem a responder mais rapidamente ao tratamento médico ou psicológico.

Referências:
Biegler, P. The ethical treatment of depression; autonomy through psychoterapy, 2011.
Nahas, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2. ed. Londrina: Midiograf, 2001.