Redução de danos

28 de agosto de 2020

Redução de danos é a prática de cuidados dos profissionais de saúde em relação ao usuários de drogas, visando prevenir ou reduzir os danos causados devido ao uso abusivo ou nocivo dessas substâncias. Droga é toda substância psicoativa que produz alteração no sistema nervoso, o efeito produzido está relacionado não só ao tipo de droga, como também ao sujeito e o contexto no qual ele está inserido. Reduzir danos é uma questão de saúde pública e tem o objetivo de alcançar gradualmente a abstinência ou a manutenção dos cuidados em saúde, diminuindo os problemas causados pelas drogas. 


As intervenções para reduzir os danos podem ser diferentes em relação a cada substância psicoativa, bem como as estratégias podem ser singulares ou coletivas visando minimizar os diversos riscos e consequências adversas. O álcool, por exemplo, é uma droga que tem um efeito depressor no sistema nervoso, causa mal-estar e afeta diversos órgãos do corpo humano. Uma prática de redução de danos para eliminar essa substância mais rapidamente consiste em aumentar o consumo de água.

A redução de danos trouxe conscientização acerca do uso de seringas descartáveis limpas, bem como a importância de não compartilhar esses tipos de objetos usados para evitar contaminação. A redução de danos tem como foco principal os usuários de drogas mesmo no âmbito das IST e outras doenças transmissíveis como, por exemplo, a hepatite, porque as substâncias psicoativas podem alterar a capacidade de decisão quanto às estratégias de proteção. Reduzir danos consiste em passar informações aos usuários para torná-los mais conscientes diante de suas escolhas e condições de saúde.