COVID-19

26 de maio de 2020

A COVID-19 (do inglês, coronavirus desease 2019) é uma doença causada pelo vírus SARS-Cov-19 que faz parte da família dos coronavírus, surgido na China. O vírus foi identificado em janeiro de 2020 com consequentes medidas de isolamento social. Inicialmente, o vírus foi transmitido de animal para humano, ocorreu o efeito spillover, isto é, o vírus zoonótico se adaptou em outra espécie de hospedeiro. Posteriormente, o coronavírus foi transmitido de pessoa para pessoa em grandes proporções resultando em uma pandemia.

O vírus pode ser transmitido através da saliva, secreções nasais e superfícies de objetos contaminados. Portanto, é fundamental evitar contato físico com outras pessoas ou manter uma distância de aproximadamente dois metros, não tocar o rosto com as mãos sujas, lavar as mãos, usar álcool em gel, limpar objetos de uso manual, evitar sair de casa e manter os locais ventilados. Com esses cuidados, é possível evitar a contaminação e transmissão desse vírus cujo período de incubação pode ocorrer em até duas semanas. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, dispneia, rinorreia e mal estar.

A pandemia causou mudanças socioeconômicas, políticas, ambientais na coletividade, bem como houveram mudanças psicológicas em cada indivíduo. É necessário compreender as restrições como uma forma de contenção do avanço da doença, respeitando a si mesmo e aos outros com os cuidados fundamentais de higiene para evitar a contaminação, bem como é importante o autocuidado em adaptar os estudos, o trabalho, a socialização, o lazer e demais aspectos importantes da vida às possibilidades atuais. É ideal que as pessoas não fiquem sedentárias e façam exercícios em casa como uma forma de promover o bom funcionamento do corpo e da mente. As pessoas têm acessado os meios de comunicação tecnológicos como principal forma de contato seguro durante os tempos de isolamento social e essas ferramentas tecnológicas podem ser usadas para atenuar os sentimentos negativos que emergem durante a pandemia através de ligações para amigos e familiares, realização de trabalhos e aprendizado de coisas novas. As questões subjetivas podem ser ressignificadas com ajuda profissional para promover mais saúde mental.

Referência: Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em maio, 2020.